A secção Documentos diz respeito à documentação produzida pela vinculação entre os séculos XIV e XVII. A sua grande variedade, seja em função das instituições produtoras, seja do período multisecular em estudo, obrigou a um esforço de definição das tipologias documentais, apoiada na análise diplomática. Sendo temas sobre o qual existe escasso material na historiografia e na arquivística sobre Portugal, este trabalho, inicialmente de apoio, ganhou estruturação própria e acreditamos que será útil muito para além do projeto VINCULUM.
Esta secção foi dividida em duas sub-secções:
Tipologias documentais
Esta sub-secção inclui a análise tipológica da documentação vincular, apresentando-se para cada tipologia, e sempre que aplicável, o nome, a bibliografia específica, a definição, o autor/instituição produtora, o(s) destinatário(s), a legislação, a tramitação, a organização dos documentos dentro da tipologia / documentos relacionados, a vigência administrativa, e as condições de registo e arquivamento.
Análise diplomática
Esta sub-secção inclui a análise diplomática das tipologias documentais vinculares identificadas, apresentando-se para cada tipologia, e sempre que aplicável, a referência e data dos documentos analisados, as partes dos documentos /elementos, o protocolo (invocatio, intitulatio, inscriptio e salutatio), o texto (notificatio, expositio, dispositio e cláusulas finais), e o escatocolo (data tópica e cronológica, validação e notas secretariais). Os documentos foram selecionados pela equipa do projeto, e sáo indicados em cada quadro tipológico diplomático.